domingo, 11 de novembro de 2012

Alá ou Allah



Alá ou Allah(em árabe: الله, transl. Allāh,AFI: [ʔalˤːɑːh]) é a palavra utilizada no árabepara designar Deus. Embora o termo seja mais conhecido no Ocidente devido ao seu uso pelos muçulmanos, é utilizada pelos falantes do árabe de todas as fés abraâmicas, incluindo judeus e cristãos, para se referir à mesma divindade monoteística. O termo também era utilizado pelos habitantes pagãospoliteístasde Meca(na atual Arábia Saudita) como referência a um deus criador, possivelmente a divindade suprema na Arábia pré-islâmica.

Os conceitos associados com o termo Alá (como divindade) são diferentes entre as diversas tradições. Na Arábia pré-islâmica Allah não era considerada a única divindade, e tinha companheiras, filhos e filhas - um conceito que o islãrevogou de maneira firme e resoluta. No islamismo, o nome de Alá (Allah) é o nome divino, geral e supremo, para o qual se acredita que todos os nomes divinos se refiram. Alá, na ótica islâmica, é único, a única Divindade, criador do universo e onipotente. Os cristãos árabes atuais utilizam termos como Allāh al-ʼAb (الله الأب, "Deus, o Pai") para distinguir seu uso daquele feito pelos islâmicos. Existem semelhanças e diferenças entre o conceito de Deus expresso pelo Corão e pela Bíblia hebraica.

O Unicodetem um code pointreservado para Allāh, = U+FDF2. Diversas fontes em árabe contam com ligaturas especiais próprias para o nome.

A palavra tem a mesma raiz de el, um dos termos que designam o Deus único na Bíbliae que forma o sufixo de numerosos nomes próprios de origem hebraica ou aramaicacomo Daniel, Rafael, Miguel, Gabriele inclusive Abdallāh("servo de Deus") com referência ao termo Allah que também designava, antes mesmo do Islão, o deus único do panteãoem Meca.

Pensa-se erroneamente que Alá seja o nome próprio de um deus particular dos muçulmanos; no entanto, o termo é utilizado também pelos cristãose judeusde língua árabe ao se referirem ao Deus de suas religiões. A palavra é uma contracção de Al-ilāh, isto é, "O Deus", e sua tradução correta é "Deus", com maiúscula, posto que se refere ao Deus único. A palavra "deus", que se refere a qualquer outra divindade, é ilāh(ﺇﻟﻪ), no plural ilāhāt(ﺇﻟﻬﺎﺕ).

Alá em caligrafia árabe.

Diferentemente do que cristãos e judeus, os muçulmanos não atribuem atributos humanos a Deus, afirmando sua unidade. Dentre esses atributos, existem 99 atributos de Allah mencionados no Alcorão, os quais muitos podem ser também atribuídos a humanos, porém, nota-se que é utilizado o artigo "al" (que significado "o ...") do árabe para cada atributo, afirmando novamente a unicidade de Deus, tais como "O Clemente" (Al-Rahmān), "O Querido" (Al-'Azīz), "O Criador" (Al-Khāliq), entre outros. O conjunto desses noventa e nove nomes de Alá recebe em árabe o nome de al-asmā' al-husnà("os melhores nomes"). Algumas tradições afirmam que existe um centésimo nome, dessas, muitas acreditam que o centésimo seja o próprio nome de Deus, ou seja, Allah.

Utilização pré-islâmica

Na Arábia pré-islâmica, o termo foi usado pelos naturais de Mecca para referirem-se a divindade criadora, possivelmente a divindade suprema, porém, Deus não era a única divindade de adoração. Os mecanos consideravam que existia uma espécie de parentesco entre Deus e os gênios, bem como associavam filhos e parceiros a Deus.

A palavra Alá está na origem de algumas palavras do espanhol e do português como "ojalá"/"oxalá" (w[a] shā-llāh, "queira Deus"), "olé" (w[a]-llāh, "por Deus") e "hala" (yā-llāh, "oh, Deus").

Alá é um pano branco que simboliza a paz, o perdão, a misericórdia e a sabedoria, caracterizações que são atribuídas a Oxalá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário